Celular roubado? Saiba como se proteger das quadrilhas que usam Pix e apps de bancos.

24 de junho de 2022 - Por: Gabrielle Tesser Gugel,

Celular roubado? Saiba como se proteger das quadrilhas que usam Pix e apps de bancos.

1- Notificação ao banco: as vítimas devem acionar o banco imediatamente, solicitar o bloqueio do aplicativo e das transferências. Isso pode ser feito pelos telefones informados pelo próprio Banco no site, etc;

2- Bloqueio: deve ser feito junto à operadora. Para o bloqueio podem ser solicitadas informações como dados pessoais, número do boletim ocorrência, IMEI. Para saber o seu IMEI você precisa discar o comando *#06# no telefone e número vai ser informado logo na sequência. Após, anote em um local seguro e que possa ser acessado se o celular for roubado. Muitos aparelhos também permitem o bloqueio do próprio celular.

> Veja abaixo os números das principais operadoras do país para bloquear celular roubado: Vivo – 1058; Oi – 1057; Claro – 1052; Tim – 1056.

> Caso você consiga recuperar o celular pode desbloqueá-lo ligando novamente para a sua operadora.

3- Boletim de ocorrência: no Rio Grande do Sul é possível registrar a ocorrência de forma online;

4- Senhas: a senha do aplicativo de banco deve ser usada apenas para acessar os dados do banco. Também não é indicado salvar as senhas no bloco de notas do celular, recomenda-se manter o registro em algum lugar de segurança em casa;

5- Celular reserva: uma prática adotada por alguns usuários foi manter um celular reserva em casa, somente para gestão das contas de banco. Essa estratégia pode ser adotada com um aparelho mais velho que não atende mais o uso contínuo, mas suficiente para acessar as contas bancárias.

#martiniadvogados #pix #fraude #furtoseroubos #furtosdecelular